Agência AFP
RAMALLAH, CISJORDANIA - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, afirmou nesta segunda-feira que não haverá paz com Israel até que todos os presos palestinos sejam libertados.
Abbas fez esta declaração na Muqata, seu quartel-general em Ramallah, onde recebeu os 198 presos palestinos libertados nesta segunda por Israel.
Num primeiro momento, tanto Israel quanto os palestinos haviam anunciado a libertação de 199 prisioneiros.
- A libertação deste grupo nos enche de alegria, mas não ficaremos tranqüilos até que sejam libertados todos os presos, os 11.000 que continuam esperando, afirmou Abbas.
Israel libertou nesta segunda-feira os 198 presos políticos palestinos, entre eles os que estavam há mais tempo atrás das grades, num gesto de boa vontade para com o presidente Mahmud Abbas.
Reagrupados no centro de detenção israelense de Ofer, os presos palestinos começaram a subir em ônibus que o levariam ao posto de Beitunia, na entrada de Ramallah, Cisjordânia.
A maioria dos presos libertados beijaram o chão ao sair da prisão.
O preso palestino de maior idade, Said Al Attaba, de 56 anos, que desde 1977 cumpria condenação perpétua, e Mohammad Ibrahim Abu Ali, ou "Abu Ali Yatta", peso há 30 anos, fazem parte dos libertados.
A libertação deste grupo de presos acontece antes de uma nova visita à Israel e aos territórios palestinos da secretária de Estado americano, Condoleezza Rice.
Rice viajou no domingo para o Oriente Médio para tentar uma saída para as negociações de paz israelense-palestinas, e tentar obter um acordo antes do fim do mandato do presidente George W. Bush.
Esta é a sétima viagem de Rice para esta região desde a conferência de Annapolis (Estados Unidos) em novembro de 2007, na qual israelenses e palestinos retomaram as negociações, mas a corrida contra o tempo da chanceler americana se tornou mais difícil depois da renúncia do premier israelense Ehud Olmert.
O alto negociador palestino Saeb Erakat indicou à AFP que Rice se encontrará na segunda com o presidente da Autoridad Palestina Mahmud Abbas e na terça manterá conversas tripartites com sua colega israelense Tzipi Livni e o chefe dos negociadores palestino Ahmad Qorei.