Agência AFP
PARIS - Um projeto de educação brasileiro conquistou, junto com outros da Etiópia, África do Sul e Zâmbia, o Prêmio Internacional de Alfabetização da Unesco 2008, informou nesta quarta-feira um comunicado da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura.
O programa 'Alfabetizando com saúde', patrocinado pela prefeitura de Curitiba, obteve o Prêmio Unesco de Alfabetização Associação Internacional de Leitura por sua 'eficaz promoção da alfabetização como condição prévia para ministrar uma educação sobre a saúde e prevenir as enfermidades', segundo a nota da organização.
O Prêmio Unesco de Alfabetização Rey Sejong foi para o programa 'Reflect and HIV/AIDS', da associação People's Action Forum de Zâmbia, 'centrado no papel das mulheres na prevenção e tratamento das enfermidades em geral e, mais concretatamente, do HIV e Aids'.
O primeiro Prêmio Unesco-Confúcio de Alfabetização concedido à organização não-governamental sul-africana Operation Upgrade por seu programa 'Kwanibela', que promove as mudanças na sociedade desse país africano há 40 anos.
A segunda distinção da mesma categoria foi para a organização etiópe Adult and Non-Formal Education Association (ANFEAE) por seu programa 'Literacy Plus', stinado a dar às mulheres das zonas rurais uma "educaçãoalém do mero ensino da leitura e escrita".
A Unesco também concedeu duas menções honorárias a outros dois programas de alfabetização, um do Marrocos e outro da cadeia britânica BBC.
Os prêmios serão entregues em 8 de setembro, em Paris, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização.