Agência AFP
BOGOTÁ - Um líder regional da guerrilha das Farc foi morto sábado durante uma operação militar e policial no nordeste da Colômbia, anunciou nesta terça-feira a Aeronáutica em comunicado.
- Durante uma operação coordenada da Força Aérea colombiana, de comandos e de helicópteros Black Hawk das Forças Armadas da Colômbia e dos serviços antidrogas, um líder da Frente N.10 das Farc foi morto pela polícia - segundo o comunicado.
Além disso, cerca de 15 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreram durante a operação das forças da ordem, segundo a polícia colombiana.
José Felipe Rizo Carrascal, mais conhecido como 'Jurga Jurga', integrava uma lista da DEA, a agência antidrogas americana, de 50 guerrilheiros pedidos em extradição pelos Estados Unidos, acrescenta o comunicado.
José Rizo, chefe da companhia Kendor Segovia da Frente N.10, que integrava o Bloco Leste das Farc, na fronteira com a Venezuela, fornecia armas à guerrilha em troca de cocaína, segundo a polícia.
A justiça colombiana emitiu oito ordens de captura contra ele por seqüestro, tráfico de drogas, deslocamento forçado de populações, rebelião e terrorismo. Além disso, 'Jurga Jurga' é acusado de ter seqüestrado Carlos Ayala, um representante da União Européia na Colômbia, em 2003, em Cúcuta (nordeste). Nos Estados Unidos, ele é procurado por produzir e distribuir uma tonelada de cocaína.