Agência AFP
WASHINGTON - O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, ironizou neste sábado as posições de seu rival democrata, Barack Obama, em política exterior, perguntando-se se não estaria tão equivocado sobre o Afeganistão como está, segundo ele, em relação ao Iraque.
Barack Obama fez neste sábado uma visita surpresa ao Afeganistão, primeira etapa de uma viagem internacional que o levará também a Iraque, Oriente Médio e Europa.
- O senador Obama anunciou sua estratégia para Afeganistão e Iraque antes inclusive de recolher informações sobre o teatro de operações, que incluirá visitas a esses dois países - revelou McCain em declarações transmitidas pela rádio.
- Aparentemente está muito confiante de que não encontrará no terreno nenhum elemento que o vá fazer mudar de opinião ou modificar sua estratégia. É notável - disse o candidato republicano.
- Isto se parece com o erro cometido pelo senador Obama quando declarou com segurança que os reforços no Iraque não reduziriam a violência no país e que poderiam inclusive aumentá-la", acrescentou. "Estava tão seguro de que a estratégia de reforços fracassaria que pediu que nossas tropas fossem retiradas o quanto antes - disse.