Obama e McCain exaltam patriotismo, no dia da festa nacional

Agência AFP

WASHINGTON - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, e seu adversário republicano, John McCain, celebraram a festa nacional americana, nesta sexta-feira, participando dos tradicionais churrascos e desfiles, embebidos de patriotismo.

- O patriotismo é mais profundo que suas expressões simbólicas, que os sentimentos ligados a um lugar e a um parentesco que nos levam a pôr a mão no coração durante o hino nacional - escreveu John McCain na revista Parade que publica também um artigo do senador Obama.

- O patriotismo é fazer com que os interesses do país tenham primazia sobre aqueles dos partidos ou ambições pessoais - prosseguiu o senador McCain.

Barack Obama, que assistiu a um desfile com sua mulher Michelle e as duas filhas, no Estado de Montana (oeste), estima na revista que o patriotismo é "um assunto de coração".

- Não é apenas fazer juramentos na escola, comemorar o dia de Ação de Graças, e os fogos de artifício do 4 de julho; é a forma como o ideal americano faz seu caminho através das lições que a família nos ensinou - escreveu o senador de Illinois (norte).

Este ideal compreende o fato de vivermos em "um país onde temos o direito inigualável de perseguir nossos sonhos", acrescentou.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais