Bush se reunirá com presidente iraquiano para discutir segurança

REUTERS

WASHINGTON - O presidente norte-americano, George W. Bush, irá se encontrar com o colega iraquiano, Jalal Talabani, na quarta-feira para discutir um pacto de segurança de longo prazo para que as forças dos EUA permaneçam no Iraque, entre outros assuntos, afirmou a Casa Branca na terça-feira.

- O mandato da ONU termina no final deste ano, os iraquianos têm nos dito que eles não querem renovar esse mandato - disse Goron Johndroe, porta-voz da Casa Branca.

- A preferência deles é chegar a um acordo com os EUA para envolvimento futuro no Iraque e, então, eu tenho certeza de que irão discutir isso - disse.

Talabani está viajando a Washington para a reunião. Os dois países têm negociado um novo acordo de segurança para dar um base legal para as tropas norte-americanas continuarem no Iraque após o mandato das Nações Unidas terminar em 31 de dezembro, e um tratado de longo prazo a ser feito separadamente sobre assuntos políticos, econômicos e de segurança.

Bush e o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, conversaram na semana passada por video conferência e a Casa Branca afirmou que os dois concordaram que as discussões por um pacto estão 'evoluindo bem'.