ASSINE
search button

Reaparição de Fidel na TV dissipa rumores sobre sua saúde

Compartilhar

REUTERS

HAVANA - A reaparição de Fidel Castro na televisão, depois de cinco meses, dissipou os rumores sobre a saúde do 'comandante' e sugeriu que ele continua a desempenhar um papel político importante em Cuba.

Um breve vídeo transmitido pela TV estatal cubana na terça-feira à noite mostrou Fidel, 81 anos, conversando em um jardim com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O jornal oficial Granma disse nesta quarta-feira que os dois tiveram um encontro de trabalho 'intenso e produtivo', do qual participou também o irmão de Fidel, Raúl Castro, general de 77 anos que o substituiu na Presidência em fevereiro.

- É uma grande alegria para os revolucionários demonstrar ao mundo que teremos um comandante em chefe para sempre - disse Alberto Mendive, um funcionário universitário de 48 anos, enquanto comprava o Granma no Centro de Havana.

O jornal que Mendive comprou tinha na capa duas fotos grandes de Fidel, nas quais estava magro, mas bastante atento.

Em um delas, estava de pé e dirigia-se a Chávez, enquanto Raúl escutava com atenção. Na outra, levava a mão ao queixo, numa atitude reflexiva.

Segundo uma nota oficial, durante a reunião, os três falaram sobre a alta dos preços dos alimentos e até do impacto das inundações no Estado de Iowa.

Apesar de ter renunciado ao poder executivo em fevereiro, a discreta recuperação de Fidel sugere que ele continuará auxiliando seu irmão nas principais decisões do Estado.

Desde que chegou ao poder, Raúl já implementou uma série de mudanças, como a liberação de hotéis e a venda de celulares. O governo cubano nega que haja contrastes entre a linha política dos dois irmãos.