Produtividade nos EUA aumenta no 1o tri com maior produção

REUTERS

WASHINGTON - A produtividade dos Estados Unidos cresceu pouco mais do que o esperado no primeiro trimestre, 2,6 por cento em taxa anualizada, depois que a produção se mostrou mais forte do que o inicialmente calculado, revelaram dados do governo nesta quarta-feira.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam que a produtividade fora do setor agrícola, que mede a produção por hora dos trabalhadores, subisse 2,5 por cento, após leitura inicial de 2,2 por cento.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2007, a produtividade não-agrícola avançou 3,3 por cento, maior ritmo em quase quatro anos.

O Departamento de Trabalho informou que a produção no primeiro trimestre foi revisada para cima, de alta de 0,4 por cento para alta de 0,7 por cento em taxa anualizada. As horas trabalhadas caíram 1,8 por cento. Foi a terceira queda trimestral seguida no período de trabalho.

Os custos unitários de trabalho, medida de inflação e pressões sobre os lucros monitorada de perto pelo Federal Reserve, subiram 2,2 por cento, mais do que os 2,0 por cento previstos por analistas.