Agência ANSA
CIDADE DO VATICANO - O Vaticano publicou hoje um conjunto de instruções e ensinamentos de Bento XVI, extraídos de recentes discursos e conferências do papa e organizados em um livro de aproximadamente 50 páginas.
Dirigida aos institutos de vida consagrada e às sociedades de vida apostólica, a publicação chama os sacerdotes a exercitar a obediência e a autoridade, dentro dos estabelecimentos e institutos cristãos, em nome da fé e não como uma mera execução de regras.
A instrução difundida no livro explica que "a obediência cristã e religiosa não se configura como uma execução de leis ou disposições eclesiásticas e religiosas". Trata-se, ao contrário, de um "momento do percurso na busca de Deus, que passa através de Sua palavra, da consciência de Seu amor, da experiência fundamental de Cristo".
O livro esclarece aos membros dos institutos religiosos e outras "pessoas consagradas" que a autoridade na vida religiosa deve ser entendida como "ajudar a comunidade a buscar e cumprir a vontade de Deus". Ou seja, nem a obediência passiva, nem a autoridade voltada a si mesma devem marcar a vida de monges e sacerdotes, e sim um comum serviço à fé e à comunidade