ASSINE
search button

Olmert diz que não prometeu devolver Colinas de Golã à Síria

Compartilhar

REUTERS

JERUSALÉM - O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse nesta segunda-feira que não se comprometeu com a Síria a desistir das Colinas de Golã nas conversas indiretas que mantêm desde o ano passado, patrocinadas pela Turquia.

- De fevereiro de 2007 a maio de 2008, nada foi dito a não ser 'você sabe o que eu quero, eu sei o que você quer. Então, vamos conversar' - disse Olmert em um comitê parlamentar, de acordo com uma importante autoridade que falou a repórteres em uma reunião a portas fechadas.

- Não há compromisso além da declaração que já fiz. Não haverá nada mais - disse Olmert, que fala em termos gerais sobre as 'concessões difíceis' que Israel teria de fazer em qualquer acordo de paz com a Síria.

Israel e Síria anunciaram na última quarta-feira que começaram a conversar indiretamente na Turquia. É a primeira negociação em oito anos.

A Síria quer recuperar as Colinas de Golã, planalto entre Damasco e o Mar da Galiléia. Israel tomou o território na guerra de 1967, anexando-o em 1981. A anexação não foi reconhecida internacionalmente.

Os comentários de Olmert reproduzem o ponto de vista do ministro das Informações sírio, Mushin Bilal.

Bilal disse à TV Al Jazeera, na quinta-feira, que a Síria 'recebeu, via Turquia, propostas e mensagens do governo e do premier israelenses, garantindo que sabe o que os sírios querem'.