ASSINE
search button

Juiz condena ex-prefeito à prisão por ligação com ETA

Compartilhar

Agência AFP

MADRI - Um juiz espanhol ordenou a prisão provisória do ex-prefeito de Andoain, (País Basco, norte da Espanha), José Antonio Barandiarán, detido na quarta-feira passada na Espanha durante uma operação contra a cúpula do ETA, informaram fontes judiciais.

O juiz da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola), Ismael Moreno, decretou a prisão desse militante independentista radical acusado de "colaboração com organização terrorista", por sua suposta relação com os dirigentes da organização separatista armada basca ETA detidos na noite de terça-feira em Bordeaux (sudoeste da França).

O magistrado relata em seu auto uma reunião realizada no dia 18 de maio em Arcachon (sudoeste da França) entre o ex-prefeito, Ainhoa Ozaeta e Javier López Peña, o "Thierry", dois dos quatro supostos dirigentes do ETA detidos na terça-feira, indica uma cópia do documento judicial ao qual a AFP teve acesso.

Durante seu comparecimento nesta segunda-feira diante do juiz Ismael Moreno, Barandiarán reconheceu ter se reunido com Ainhoa Ozaeta, quando este era prefeito substituto de Andoain, e com outra pessoa que não conhecia, segundo fontes judiciais.