REUTERS
TÓQUIO - Empresas têm mais dificuldade para alugar
A baixa oferta de imóveis comerciais e a alta do aluguel têm gerado dificuldades às empresas em São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a Folha de S.Paulo.
No primeiro trimestre do ano, o preço médio da locação de imóveis corporativos de alto padrão na capital paulista variou entre R$ 60 a R$ 90 por m², um aumento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da consultoria imobiliária CB Richard Ellis.
Já a taxa de vacância - espaço vago em escritórios - caiu de 12,5% no primeiro trimestre de 2007 para 7,3% nos três primeiros meses de 2008.
Segundo Fernando Terra, gerente de serviços corporativos da consultoria, o primeiro trimestre atingiu recorde histórico de ocupação de escritórios corporativos em São Paulo. No período, as empresas ocuparam 210,2 mil m², contra 200 mil m² nos três primeiros meses do ano passado.
Ainda de acordo com a Folha de S.Paulo, no Rio, a taxa de vacância ficou em 6,2% no fechamento do primeiro trimestre do ano, contra 8,5% nos três primeiros meses do ano passado.