JB Online
PEQUIM - A China construirá 1,5 milhão de casas provisórias em Sichuan, província atingida pelo sismo no sudoeste da China. A previsão é que o trabalho dure, pelo menos, três anos, informou o ministro da Moradia e do Desenvolvimento Urbano e Rural, Jiang Weixin.
As casas, cada uma de 20 m², devem ser construídas com materiais resistentes a sismos e equipadas com instalações de iluminação, indicou Jiang em uma reunião organizada pelo Departamento de Assistência a Sismos do Conselho de Estado em Chengu, capital de Sichuan.
Também devem ser construídas instalações públicas de apoio, como escolas e centros de serviço médico, acrescentou.
As províncias que não foram afetadas pelo sismo devem oferecer ajuda às áreas abaladas em Sichuan, disse Jiang, expressando que as províncias e municípios não afetados devem nomear construtores capacitados para transportar as casas provisórias às áreas que necessitam o quanto antes.
O sismo de 8 graus na escala Richter, com epicentro no distrito de Wenchuan, em Sichuan, destruiu 5,46 milhões de casas e danificou severamente outras 5,93 milhões, disse a vice-governadora da província, Huang Yanrong.
Muitos edifícios em alguns povoados e distritos nas áreas mais afetadas desabaram. Mais de 11 milhões de pessoas ficaram desabrigadas no desastre, indicou Huang.
(Com informações da Agência Xinhua)