Agência AFP
BOGOTÁ - presidente do Equador, Rafael Correa, rejeitou que seu colega venezuelano Hugo Chávez seja conflitivo, e acusou Álvaro Uribe de "caluniar" com o relatório sobre arquivos de um computador das Farc.
- Temos que ver mais além das formas que podemos gostar ou não, mas acredito que existam presidentes muito mais conflitivos na região que Hugo Chávez - declarou Correa, antes de participar da 5ª Cúpula da União Européia e América Latina.
O presidente equatoriano, que chegou na noite de quinta-feira a Lima, assegurou que as relações entre países da América Latina "parecem estar se deteriorando por essa atitude do governo da Colômbia de seguir caluniando".
O Equador mantém tensas relações com a Colômbia desde o ataque militar colombiano contra um acampamento das Farc no Equador em 1º de março, que deixou 20 mortos - dentre eles o número dois da guerrilha, Raul Reyes.
Nesse ataque, Bogotá afirma ter apreendido computadores que comprovariam o envolvimento de Caracas e Quito com as guerrilhas.