Agência AFP
MADRI - O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou nesta segunda-feira que o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, deve respeitar as instituições espanholas, após mais uma vez ele criticar o rei da Espanha.
- A relação com a Venezuela e com o presidente Chávez passa por dois princípios: Chávez tem que respeitar as instituições espanholas, como o governo da Espanha respeita as venezuelanas - disse Zapatero em uma entrevista à imprensa, ao ser ouvido sobre as últimas declarações de Chávez sobre o rei espanhol.
O rei da Espanha "se acha superior" e "não entende o que está acontecendo na América Latina", disse Chávez no domingo em seu programa "Alô Presidente", em que recordou que o chefe de Estado espanhol o mandou calar a boca durante a última Cúpula Ibero-americana, realizada em novembro no Chile.
Naquela ocasião, Chávez acusou de "fascista" o ex-presidente do governo espanhol José Maria Aznar e Zapatero pediu respeito às instituições espanholas.
Se Hugo Chávez for à cúpula entre União Européia e América Latina, que será realizada esta semana em Lima, "é bastante provável que eu tenha uma reunião com ele", indicou Zapatero.