REUTERS
ATLANTA - Tornados mataram pelo menos 22 pessoas, feriram centenas e deixaram um rastro de destruição em comunidades no centro e no sudeste dos Estados Unidos no fim de semana.
Autoridades afirmaram que 14 pessoas morreram em Missouri, 6 em Oklahoma e 2 na Geórgia, quando as tempestades passaram da fronteira do Kansas e Oklahoma, no sábado, e na Geórgia no domingo, destruindo casas, virando carros, bloqueando ruas, derrubando fios de força e arrancando árvores.
Dez pessoas morreram em Newton County, Missouri, na fronteira com Oklahoma, de acordo com Susie Stonner, da agência de gerenciamento de emergências. Segundo Stonner, a polícia não descartou encontrar mais vítimas.
O caminho da destruição foi de um 1,6 quilômetro de largura em alguns lugares, disse Jason Schaumann, um meteorologista do Serviço de Meteorologia Nacional em Missouri.
- Isso parece com um tornado muito grande - disse.
- Nós temos indícios de carros que foram lançados de um quarto a meia milha de distância, e estrutura de casas que foram arrancadas de suas fundações.
Os danos indicam um tornado com velocidade estimada de 219 a 266 quilômetros por hora, ele disse.
O presidente norte-americano, George W. Bush, ofereceu suas preces às famílias dos que morreram e disse que em um domingo em que o país celebrava o Dia das Mães, para alguns, foi uma ocasião triste.
- Eu vou entrar em contato com governadores e oferecer toda a assistência federal que puder - disse Bush, antes de embarcar em um avião da Força Aérea em Waco, no Texas.