Patricia Avila, REUTERS
MONTEVIDÉU - O comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, pediu nesta terça-feira, que o Mercosul se empenhe na busca por um acordo entre os dois blocos ainda neste ano, já que em 2009 o calendário político dificultará as negociações multilaterais.
Falando de Bruxelas a jornalistas latino-americanos, Mandelson e a comissária de Relações Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, se disseram otimistas com a retomada das negociações e a conclusão do acordo.
Mas Mandelson também pressionou o bloco sul-americano a buscar uma solução para a Rodada de Doha do comércio mundial, que servirá de base para futuros acordos bilaterais.
- As negociações com o Mercosul não vão trazer mudanças fundamentais no comércio de bens agrícolas que fiquem fora das negociações da OMC. Isso só pode se conseguir multilateralmente - disse ele.
A Rodada de Doha foi lançada em 2001 para promover a abertura comercial global, mas esbarra em disputas a respeito da redução de subsídios e tarifas agrícolas nos países ricos.
- O momento é agora, não podemos deixar para mais tarde. Agora temos essa oportunidade, e além disso temos essa necessidade. Se não for assim, na minha opinião, com o calendário político dos Estados Unidos da América não vai ser um bom ano para negociações multilaterais - disse ele, referindo-se à transição de governo em Washington.