JB Online
SANTA CRUZ DE LA SIERRA - Mais de 10 mil intelectuais e quase 300 organizações e instituições internacionais se manifestaram junto à Organização das Nações Unidas contra o referendo autonomistas realizado ontem no departamento (estado) de Santa Cruz, informou a Agência Boliviana de Informações.
Entre as instituições que assinaram o documento de repúdio preparado pela missão da Bolívia na ONU, figuram a Comissão Internacional para os Direitos dos Povos Autóctones, com sede na França, o Partido Popular Nacional Haitiano e o Partido Comunista do Canadá.
O documento repudia o estatuto autonômico de Santa Cruz "por seu caráter inconstitucional e sua pretensão de atentar contra a unidade de uma nação de nossa América". Pede também que seja denunciada "por todas as vias possíveis essa manobra divisionista e desestabilizadora".
Segundo o texto, a chegada ao poder de um presidente indígena - com apoio sem precedentes em seu país - e seus programas de benefício popular e recuperação dos recursos naturais, enfrentaram desde o início conspirações oligárquicas e ingerência imperial, noticiou a Ansa.