Território de Guam tem prévia democrata e Obama vence apertado

JB Online

RIO - Território americano de Guam faz prévia democrata e Obama tem vitória apertada

Apenas 7 votos separaram os pré-candidatos do Partido Democrata às eleições presidenciais americanas na prévia realizada no território de Guam, no Pacífico, onde está sediada importante base militar americana.

Nem mesmo os dois senadores estiveram presentes, embora tenham enviado mensagens gravadas especialmente para os moradores de Guam. Barack Obama conseguiu 2.264 votos contra os 2.257 obtidos por Hillary Clinton durante a realização do cáucus, um tipo de assembléia popular. Embora os votantes em Guam não tenham direito a votar na eleição presidencial de novembro, sua manifestação definiu os 4 delegados que vão representar o território na Convenção Nacional do Partido Democrata, marcada para agosto, no Colorado. Com o resultado praticamente empatado da prévia, os dois pré-candidatos terão direito a 2 delegados cada.

Os habitantes de Guam aproveitaram a ocasião para pleitear uma posição de mais poder de reivindicação no cenário nacional. Em sua mensagem, Hillary Clinton mostrou-se favorável a que os moradores tenham direito de votar na eleição principal e os dois pré-candidatos manifestaram-se a favor de investimentos e melhorias no sistema de saúde.

A realização do cáucus em territórios sem expressão como Guam mostra que o acirramento da disputa entre os candidatos leva a campanha a rincões que anteriormente eram mantidos alheios à disputa eleitoral. Agora, cada voto é disputado arduamente.

(Com informações de agências internacionais)