Maior ponte do mundo é aberta na China

JB Online

XANGAI - A China abriu para o tráfego nesta quinta-feira (1º de maio), mesmo que de forma experimental, a ponte mais longa do mundo sobre o mar, com 36 km de extensão. O objetivo é facilitar o tráfego e o transporte de mercadorias para Xangai. A construção cruza a baía de Hangzhou, na província sudeste de Zhejiang. Foram utilizadas 800 mil toneladas de aço na construção do viaduto.

Outras duas cidades beneficiadas com a abertura do viaduto, que requererá um investimento superior a US$ 1,682 bilhão, apoiado em 30% pelo capital privado, serão as situadas em seus extremos: Jiaxing e Ningbó.

As autoridades chinesas esperam que a ponte "se torne, ela mesma, uma atração turística" e também contribua para o desenvolvimento econômico da área, além de ajudar na transformação da região metropolitana de Xangai.

O secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês (PCCh para Ningbo e responsável pelo projeto, Wang Yong, disse que uma das grandes contribuições da ponte será a redução da entre Xangai e Ningbo, que cairá de 400 para 120 quilômetros.

Wang ressaltou que existe uma ponte mais longa em Lousiana (EUA), mas que cruza um lago, e não o mar.

Até então, o viaduto mais longo do mundo com essas características também estava na China, em Xangai, com extensão aproximada de 32,5 quilômetros.

(Com informações de Agências Internacionais)