Presidente do Haiti designa amigo pessoal para premier

Agência AFP

PORTO PRÍNCIPE - O novo primeiro-ministro do Haiti, Ericq Pierre, 63 anos, designado no domingo pelo presidente René Préval, é um amigo pessoal do chefe de Estado haitiano, formado em Agronomia e funcionário internacional de longa experiência.

Durante o primeiro mandato do presidente, no final dos anos 90, Ericq Pierre já havia sido escolhido em 1999 para o posto de primeiro-ministro, mas não chegou a reunir os votos necessários para ser aprovado pelo Parlamento.

Sua oficialização passa novamente por uma aprovação pelas duas Câmaras do Parlamento haitiano.

- O partido Lavalas, do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide no exílio na África do Sul, está preparado para votar a favor da nomeação de Pierre - declarou à AFP o senador Rudy Hériveaux.

- Ele corresponde perfeitamente ao perfil que todos os setores haviam recomendado e desejo que esteja atento às reivindicações sociais - acrescentou.

Nenhuma formação política possui a maioria no Parlamento haitiano e os líderes de diferentes partidos foram consultados pelo presidente Préval durante duas semanas de intensas discussões realizadas no Palácio Nacional.

Se ele for confirmado em suas funções, Pierre substituirá Jacques-Edouard Alexis, destituído no dia 12 de abril por um voto de censura do Senado haitiano após uma semana de "revoltas de fome" que deixaram 6 mortos, centenas de feridos e grandes danos materiais.