ASSINE
search button

Guerrilheiro classifica Hugo Chávez como midiático

Compartilhar

JB Online

CARACAS - O subcomandante Marcos, líder da guerrilha mexicana Exército Nacional (EZLN), classificou de "midiáticos" os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, em uma longa entrevista da qual foram divulgados alguns trechos.

- Está com um pé em uma política midiática, com tendências de caudilho, e com outro pé no movimento que está despertando na Venezuela, que está efetuando um processo de transformação forte - afirmou o líder guerrilheiro sobre Chávez em entrevista à jornalista Laura Castellanos, que publicará um livro com a conversa.

Nos trechos do livro, publicados pelo jornal El Universal, Marcos demonstra grande respeito pela presidente argentina e assegura que ela "é a prova da política como fenômeno midiático.

- Cristina representa a imagem que os poderosos querem para o governo de toda a América Latina, já que querem governantes que, ao contrário dos que governaram nas ditaduras, controlem e orientem a mobilização social e que se dê continuidade ao processo de destruição.

Sobre o presidente da Bolívia, Evo Morales, Marcos concede o "benefício da dúvida - porque é muito cedo para qualificá-lo, "ao contrário de Lula, que desapontou", disse o subcomandante sobre o presidente do Brasil.