Lula envia mensagem a Sarkozy e pede libertação de Betancourt

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao presidente da França, Nicolas Sarlozy, ao saber do seu apelo pela libertação da senadora Ingrid Betancourt. A franco-colombiana é mantida como refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

- O presidente Lula manifesta sua solidariedade irrestrita para com o chamamento do presidente Sarkozy, na convicção de que é urgente salvar todos aqueles que se encontram em situação de risco extremo de vida - diz a nota divulga pela assessoria do Palácio do Planalto.

A nota informa também que Lula conversou por telefone com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, hoje, e exortou ao colega a necessidade de chegar, no mais breve prazo possível, a uma solução humanitária que permita a pronta libertação dos reféns das Farc.

O marido de Betancourt, Juan Carlos Lecompte, esteve ontem no Brasil, onde pediu a ajuda do presidente Lula nas negociações para a libertação da refém, que se encontra há seis anos em poder das Farc.