Rice apóia medidas de alívio para palestinos na Cisjordânia

Agência EFE

JERUSALÉM - Israelenses e palestinos anunciaram hoje junto à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, "medidas concretas' para dar incentivo ao processo de paz, entre as quais destaca a remoção de 50 pontos de controle na Cisjordânia.

A chefe da diplomacia americana visita a região pela segunda vez neste mês para tentar alavancar o atual processo de negociação entre israelenses e palestinos, iniciado após a Conferência de Annapolis (Estados Unidos) em novembro, e que até o momento parece vacilante e carente de resultados na região.

Rice anunciou hoje uma série de medidas adotadas pelas duas partes, que classificou como 'um bom começo para melhorar a economia palestina', que se viu severamente ameaçada pelas restrições de movimentação impostas por Israel.

A secretária de Estado americana não fez uma mera declaração e sim prometeu que os EUA acompanharão muito de perto as atividades israelenses na Cisjordânia para comprovar a aplicação das promessas destinadas a aliviar a situação da população palestina.

- Verificaremos o que eles estão fazendo. Tudo isso se destina a tentar melhorar a movimentação e o acesso do povo palestino na Cisjordânia - frisou Rice.