Presidente colombiano visita região onde estaria Ingrid Betancourt

Agência AFP

BOGOTÁ - O presidente colombiano Alvaro Uribe visita neste sábado o povoado de San José del Guaviare (400 km a Sudeste de Bogotá), capital do departamento de Guaviare, onde se acredita que a franco-colombiana Ingrid Betancourt esteja sendo mantida refém pelas Farc.

A ida de Uribe ao povoado acontece em meio a insistentes versões indicando que a ex-candidata à Presidência se encontraria em grave estado de saúde, e que o presidente teria emitido um decreto com a intenção de facilitar sua liberação pelos guerrilheiros.

Devido ao precário estado de saúde de Ingrid, Uribe pediu na sexta-feira às Farc que a libertem o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que exortou os guerrilheiros a desertar com os seqüestrados, lembrando que o governo reserva um fundo de 100 milhões de dólares para recompensar esse tipo de atitude.

- Faço um apelo hoje àqueles que mantêm seqüestrada a doutora Ingrid Betancourt e os outros reféns que os libertem, que façam essa grande contribuição ao país, que atendam a esse clamor vindo do coração dos colombianos - declarou Uribe.