Ministro diz que Israel tenta retomar negociações de paz com a Síria

JB Online

JERUSALÉM - Israel vai tratar de retomar as negociações de paz com a Síria, revelou nesta sexta-feira o ministro de Infra-estruturas, Binyamin Ben-Eliezer, à rádio pública israelense.

- Há tentativas para levar a Síria à mesa de negociações', disse o ministro, que acrescentou que Israel faz 'constantes esforços' para criar um diálogo com o país vizinho.

Ben-Eliezer acrescentou que o Estado judeu 'conhece exatamente qual é o preço' de um acordo de paz com Damasco, em referência à devolução das Colinas do Golã, um território estratégico ocupado na "Guerra dos Seis Dias', de 1967.

As declarações do titular de Infra-estruturas acontecem dois dias depois de o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmar em um encontro com a imprensa estrangeira, em Jerusalém, que está preparado para ficar em paz com a Síria e que espera que os sírios também estejam prontos para isso.

- Espero que as circunstâncias permitam que nos sentemos juntos, mas isso não significa que eles tenham de nos ver - disse.

As negociações entre Israel e Síria começaram na Conferência de Madri para o Oriente Médio, em novembro de 1991, e estão suspensas desde 1999.