Papa inicia a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro

Agência EFE

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI iniciou hoje, na basílica de São Pedro do Vaticano, a Vigília Pascal, durante a qual administrará os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Primeira Comunhão, a sete adultos.

A Vigília começou no átrio da basílica, quando Bento XVI abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascual, símbolo de Cristo, 'Luz do Mundo'.

Depois, começou a procissão em direção ao altar maior, no meio de uma total escuridão e grande silêncio, o tempo foi se iluminando pouco a pouco com as velas de milhares de pessoas que enchem a basílica, acesas com a chama procedente do Círio Pascual.

Assim que o Papa chegou ao altar, todas as luzes foram acessas e um diácono começou o canto do Exultet, um período da história da salvação.

Após a 'liturgia da luz' se celebrarão a da palavra e a batismal.

Está previsto que o Papa administre os três sacramentos da iniciação cristã a cinco mulheres e dois homens, procedentes do Peru, China, Camarões, Itália e Estados Unidos, entre eles o jornalista italiano de origem egípcia Magdi Allam, especialista no mundo árabe.