Hillary ultrapassa Obama em pesquisa eleitoral

REUTERS

WASHINGTON - A pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton assumiu pela primeira vez em várias semanas uma vantagem significativa sobre Barack Obama na disputa pela indicação partidária, segundo uma nova pesquisa Gallup.

No levantamento nacional, realizado de 14 a 18 de março e que ouviu 1.209 eleitores democratas ou simpatizantes do partido, Hillary aparece com 49%, contra 42% de Obama. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Gallup, é a primeira vez que a ex-primeira-dama assume uma liderança estatisticamente significatva desde a pesquisa feita entre 7 e 9 de fevereiro, logo depois da chamada "Super Terça", quando mais de 20 Estados realizaram prévias partidárias.

Desde então, os dois candidatos apareciam consistentemente em empate técnico, mas no levantamento de 11 a 13 de março Obama liderava.

Na simulação para a eleição geral de novembro, o republicano John McCain aparece à frente de Obama com 47% a 43% o no levantamento junto a 4.367 eleitores registrados.

A margem de erro para o levantamento sobre a eleição geral é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com relação a Hillary, a situação é de empate técnico - 48% a 45% em favor do republicano.