Opositor lidera pesquisa eleitoral no Paraguai

REUTERS

ASSUNÇÃO - O candidato opositor Fernando Lugo segue como favorito para ganhar a eleição presidencial de 20 de abril no Paraguai, embora com uma vantagem menor sobre a candidata do governista Partido Colorado, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

Segundo o levantamento do Instituto de Comunicação e Arte (ICA), o ex-bispo católico tem 31,9 por cento das intenções de voto contra 27,5 por cento da governista Blanca Ovelar e 24,9 por cento do general aposentado Lino Oviedo.

Ovelar mostra recuperação em relação a uma pesquisa da mesma empresa divulgada no final de fevereiro, um resultado que contrastou com o de outra consultora que no domingo colocou a candidata em franco descenso, na terceira posição.

A pesquisa de fevereiro mostrou Lugo com 31,2 por cento, Ovelar com 25,5 e Oviedo com 23,5 por cento.

As eleições de abril se apresentam como um osso duro de roer para o Partido Colorado, que está no governo desde 1947 e é na atualidade o grupo mais antigo no poder no mundo.

A eleita do presidente Nicanor Duarte Frutos para sucedê-lo no cargo não tem conseguido seduzir por completo o eleitorado por sua estreita ligação com o impopular presidente e as sequelas de uma conflitiva eleição interna, cheia de denúncias de fraude.