Agenda do papa nos EUA prevê discurso na ONU

Agência EFE

ROMA - O Vaticano publicou hoje a agenda oficial da viagem de Bento XVI aos Estados Unidos, de 15 a 21 de abril, na qual ele pronunciará um discurso na sede das Nações Unidas, visitará o Marco Zero (onde ficavam as Torres Gêmeas) e oficiará duas missas em estádios de beisebol.

Segundo o programa, o pontífice chegará em 15 de abril ao aeroporto da base aérea Andrews de Washington e, ali, será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e por sua esposa, Laura.

Depois, irá para a sede da Nunciatura apostólica de Washington, onde se hospedará durante os dois dias nos quais ficará na capital americana.

Em 16 de abril, o papa irá à Casa Branca, onde pronunciará um discurso e manterá uma reunião no Salão Oval com Bush, qualificada pelo Vaticano de 'visita de cortesia'.

Bento XVI almoçará na Nunciatura com os cardeais americanos e os representantes da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) e, ali, receberá membros das fundações de caridade católicas.

Ele celebrará a oração das vésperas no santuário da Imaculada Conceição de Washington, onde se encontrará com bispos.

No dia 17, Bento XVI oficiará uma missa no estádio de beisebol do Washington Nationals.

Depois, se encontrará com os estudantes da Universidade Católica da cidade e pronunciará um discurso perante os representantes de outras religiões no Centro Cultural João Paulo II.

Na sexta-feira, o pontífice chegará ao aeroporto John F. Kennedy de Nova York, de onde irá de helicóptero à sede da ONU para fazer um discurso.

No mesmo dia, o papa manterá um 'encontro ecumênico' na igreja de Saint Joseph.

Já em 19 de abril, realizará uma missa na catedral de Saint Patrick e, depois, irá à residência do arcebispo de Nova York. À tarde, encontrará jovens e estudantes do seminário de Saint Joseph.

No dia seguinte, Bento XVI visitará o Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas - que foram atacadas nos atentados de 11 de setembro de 2001 -, e rezará no local.

Além disso, oficiará uma missa no estádio de beisebol dos Yankees, no que será o ato final da viagem.

O papa deixará Nova York às 16h30 (horário de Brasília) e chegará a Roma às 6h45 de 21 de abril, segundo a agenda.

Durante a viagem, Bento XVI comemorará seu 81º aniversário, em 15 de abril, e também seu terceiro ano de Pontificado (dia 19), mas o programa do Vaticano não prevê qualquer ato de celebração.