UE e Otan enviam condolências à Albânia por vítimas em explosões

Agência EFE

BRUXELAS - A União Européia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) expressaram hoje suas condolências às autoridades e ao povo albanês pelas vítimas das explosões registradas neste sábado em um depósito de munição militar perto de Tirana.

Em comunicado, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jaap de Hoop Scheffer, se disse 'profundamente comovido pelas notícias de perda de vidas e de um alto número de feridos', e transferiu, em nome da Otan, suas condolências e sua simpatia à Albânia 'neste momento difícil'.

A Presidência eslovena de turno da União Européia (UE) ressaltou, em nome do Governo de Liubliana, que seus sistemas de emergência estão em contato com os albaneses, assim como os da Comissão Européia.

Pelo menos sete pessoas morreram, dez estão desaparecidas e 245 ficaram feridas após a explosão ontem em seqüência de cerca de 3.000 toneladas de munição antiga de artilharia em uma fábrica de destruição de armas situada em Gerdec. Além disso, cerca de 245 pessoas ficaram feridas.