Zapatero fixa como prioridades a luta contra ETA e a economia

Agência AFP

MADRI - O presidente do governo da Espanha, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, cujo partido venceu as eleições legislativas, estabeleceu a luta contra a organização separatista armada basca ETA e as medidas contra a desaceleração econômica como prioridades de seu segundo governo.

Zapatero destacou que a vitória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) nas legislativas de 9 de março deram uma "maioria ampla, sólida, suficiente", para governar com "autonomia".

O PSOE obteve mais de 11 milhões de votos e com 169 deputados (cinco a mais que no atual mandato) se aproximou da maioria absoluta (176 cadeiras), destacou o líder socialista em um discurso para o Comitê Federal do partido.

Zapatero ressaltou que uma das prioridades de seu mandato será lutar "contra o terrorismo do ETA", após o fracasso das negociações com o grupo armado em 2006 e a retomada dos atentados por parte da organização.

Também afirmou que o governo precisa responder à confiança dos eleitores ativando a economia, neste período de desaceleração "que esperamos seja limitado no tempo e em seus efeitos".