Atlanta se prepara para enfrentar outro temporal

Agência EFE

ATLANTA - A cidade de Atlanta (Geórgia) se prepara para enfrentar outro possível temporal neste sábado, que avança para a região proveniente do estado de Alabama e que poderia agravar os estragos causados pela tempestade que atingiu a zona na noite passada.

Segundo a rede de televisão "CNN", a tempestade da sexta-feira destruiu 20 prédios históricos situados no emblemático bairro de Cabbagetown, no centro de Atlanta.

O chefe de bombeiros da cidade, Kelvin Cochran, afirmou que poderiam ser necessárias outras 24 horas para verificar se todos os habitantes conseguiram escapar com vida.

A "CNN" indicou que o telhado de suas sedes sociais em Atlanta, em cujos arredores se concentraram grande parte dos estrados causados pelo temporal, foi afetado, provocando goteira. Além disso, a tempestade deixou vários vidros quebrados.

O fenômeno meteorológico afetou também vários arranha-céus, hotéis e inclusive dois dos principais ginásios da cidade, onde milhares de pessoas assistiam a partidas de basquete.

Várias testemunhas apontaram à "CNN" que o centro de Atlanta parece uma zona de guerra, com as ruas cheias de vidros quebrados, árvores caídas e telhados desprendidos das casas.

Cerca de 30 pessoas foram transferidas a diferentes hospitais para ser atendidas por seus ferimentos, mas não foram registrados mortos por enquanto, segundo a Polícia.

A prefeita de Atlanta, Shirley Franklin, indicou que os funcionários de emergência determinaram que o que atingiu a cidade na noite de sexta-feira foi um tornado.

Os responsáveis dos serviços meteorológicos afirmam, no entanto, que "um possível tornado" pode ter golpeado Atlanta às 21h40 (horário de Brasília), quando uma tempestade castigava a cidade com ventos de até 96 km/h.

As más condições meteorológicas coincidem com a chegada de milhares de pessoas à cidade para assistir a um importante torneio de basquete da liga universitária (NCAA).

De fato, na pior hora da tempestade havia 18 mil pessoas reunidas no interior do ginásio esportivo Georgia Dome, onde ocorreu ontem um dos jogos do torneio de basquete, que foi interrompido em meio ao pânico do público e de jogadores.

Nas imediações desse recinto se encontra outro pavilhão, o Philips Arena, onde foi disputada uma partido de basquete profissional que não foi suspensa.

Os responsáveis municipais cancelaram todos os eventos previstos para hoje no centro da cidade, incluindo o tradicional desfile de St. Patrick, patrão dos irlandeses.

Milhares de pessoas permanecem sem eletricidade por causa do mau tempo, segundo as autoridades.