Jordânia começa a fornecer eletricidade a Jericó

Agência EFE

AMÃ - A Companhia Nacional de Energia Elétrica da Jordânia (Nepco, em inglês) começou hoje a fornecer eletricidade à cidade de Jericó, na Cisjordânia, informou um responsável da empresa.

Trata-se da primeira vez que a cidade palestina recebe eletricidade procedente da Jordânia desde 1967, quando Jericó fazia parte do reino hachemita, antes de ser invadida e ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias.

O fornecimento de eletricidade jordaniana a Jericó foi decidido em meados de ano passado, graças a um pedido do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, aceito pelo rei Abdullah da Jordânia.

No entanto, a colocação do projeto em prática foi atrasada devido à resistência de alguns fazendeiros do Vale do Jordão, que impediam que a linha de energia cruzasse suas terras.

- Já foram completados todos os preparativos para enviar eletricidade da central de energia elétrica de Sweimeh a Jericó - afirmou o diretor-geral da Nepco, Ahmad Hiasat, em comunicado.

Hiasat calcula em torno de 20 megawatts a capacidade elétrica que poderá ser fornecida a Jericó. A Nepco treinará engenheiros palestinos para aumentar seus recursos neste setor.