Raúl Castro é escolhido sucessor de Fidel

Agência Brasil

HAVANA - O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, foi confirmado na tarde deste domingo como o único congressista proposto pelo Parlamento cubano para encabeçar o Conselho de Estado, durante a primeira sessão do parlamento local.

Raúl Castro se tornará, assim, o segundo presidente de Cuba desde a revolução de janeiro de 1959, já que seu irmão e ex-líder do país, Fidel Castro, exerceu o cargo durante 49 anos.

De acordo com a lei cubana, os 614 novos deputados, eleitos em janeiro deste ano entre os quais figura Fidel elegem os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidente exerce a função de chefe de Estado e de governo.

O candidato à primeira vice-presidência do Conselho é José Ramón Machado Ventura, um médico que encabeça a esfera ideológica do Partido Comunista de Cuba, segundo a Agência Ansa.

Os nomes propostos para a vice-presidência são Esteban Lazo, o atual vice-presidente Carlos Lage, os militares Abelardo Colomé Ibarra e Julio Casas e o comandante da revolução Juan Almeida.

Com exceção de Lage, todos são reconhecidos integrantes do grupo de personalidades históricas que participaram da revolução cubana em 1959.