Peritos detonam bomba colocada em parque do centro de Dublin

Agência EFE

DUBLIN - Peritos do Exército irlandês detonaram neste sábado uma bomba colocada num parque do centro de Dublin, informaram fontes da Polícia da capital irlandesa.

Segundo informações, os especialistas detonaram o explosivo de forma controlada. Paralelamente, policiais reforçaram as medidas de segurança nos arredores do estádio de Croke Park, onde a seleção da Irlanda de rugby enfrenta a Escócia neste sábado no Torneio Seis Nações, jogo que será assistido pela família real britânica.

A Polícia irlandesa não quis confirmar se a colocação da bomba está vinculada à presença da princesa Anne da Inglaterra na arquibancada do Croke Park, onde, em 21 de novembro de 1920, 14 pessoas foram assassinadas por paramilitares do Exército britânico.

As autoridades não descartam a hipótese de o braço armado do partido Sinn Féin Republicano (RSF, na sigla em inglês), o IRA de Continuidade - grupo dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA) -, possa ser o responsável pela colocação da bomba.

A suspeita se justifica pelo fato de o RSF ter organizado uma manifestação antes do jogo contra a presença de membros da aristocracia no estádio.