ASSINE
search button

Investigação sobre morte de Diana custa mais de 7 milhões euros

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - O custo da investigação sobre a morte de Diana de Gales já supera 6 milhões de libras (cerca de 7,9 milhões de euros), segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo juiz a cargo da pesquisa judicial, Lorde Scott Baker.

O processo judicial no Tribunal Superior de Londres alcança 2,4 milhões de libras (cerca de 3,1 milhões de euros), enquanto a pesquisa policial sobre a morte de lady Di custou 3,7 milhões de libras (aproximadamente 4,8 milhões de euros).

A investigação judicial, que começou em outubro, tenta esclarecer definitivamente a morte da princesa, ocorrida em 31 de agosto de 1997, em Paris.

De acordo com as despesas divulgadas nesta terça-feira, que correrão a cargo do contribuinte britânico, o trabalho dos advogados foi o mais caro, já que superou 1 milhão de libras, mas o custo das videoconferências também foi alto.

Estas conferências custaram 370.000 libras (488.400 euros), já que algumas testeunhas prestaram depoimento da França, Estados Unidos e Nigéria.

Entre os valores fornecidos não estão incluídos os gastos de Mohammed al-Fayed, pai de Dodi, que pagou três equipes legais para defender seu argumento de que seu filho e Diana foram vítimas de uma conspiração dos serviços secretos britânicos para impedir seu casamento.