Agência AFP
PARIS - Cerca de 70.000 peregrinos chegaram à cidade de Lurdes para celebrar nesta segunda-feira o 150º aniversário do aparecimento da Virgem Maria para Bernadette Soubirous, anunciou neste domingo o serviço de imprensa do Santuário de Notre-Dame de Lourdes.
Os peregrinos italianos representam sozinhos cerca de 15.000 pessoas, indicou o Santuário, que inicialmente havia calculado que cerca de 50.000 peregrinos viriam para Lurdes.
Para comemorar a primeira aparição da Virgem, em 11 de fevereiro de 1858, será celebrada nesta segunda-feira uma missa ao ar livre por Monsenhor Jacques Perrier, bispo de Tarbes e Lurdes, na presença de 800 padres e 29 bispos.
Em uma tela gigante, um vídeo contará a história do primeiro aparecimento, com atores usando roupas da época e uma jovem menina de 11 anos no papel de Bernadette.
A missa dominical de Monsenhor Perrier, transmitida ao vivo por várias cadeias de televisão européias, reuniu na manhã deste domingo cerca de 15.000 pessoas em frente à caverna onde a Virgem teria aparecido, de acordo com o Santuário.
As festividades que comemoram em Lourdes as 18 aparições da Virgem para Bernadette Soubirous, entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858, começaram no dia 8 de dezembro do ano passado e terminarão em 8 de dezembro deste ano.
- Por esse jubileu criamos um caminho de quatro etapas: a igreja onde Bernadette Soubirous foi batizada quando era criança, o lugar onde morava sua família no momento das aparições, o santuário com a gruta e a capela onde Bernadette fez sua primeira comunhão - explicou à monsenhor Perrier.
Esse caminho, marcado por linhas brancas pintadas ao solo, é percorrido pelos peregrinos que andam em silêncio.
Bernardette tinha 14 anos quando, segundo a Igreja, viu a Virgem Maria pela primeira vez, na gruta de Massabielle. Nos dias posteriores, a bela mulher resplandecente voltou a aparecer, conversou com ela e pouco a pouco a notícia se espalhou, iniciando uma série de curas milagrosas.
Até agora, a Igreja Católica reconhece quase 70 curas milagrosas de peregrinos doentes que rezaram no santuário. Lurdes recebe anualmente cerca de seis milhões de devotos.