Virgínia e Maryland: Próximos campos das primárias democratas

Agência AFP

WASHINGTON - As primárias democratas de terça-feira na Virgínia e em Maryland serão os próximos campos de batalha das primárias democratas e conferem uma importância inédita a esses pequenos Estados, em meio à dura batalha que os pré-candidatos estão travando para conquistar delegados.

Após a ''superterça'' que terminou com um empate entre Hillary Clinton e Barack Obama, o próximo dia 12 de fevereiro será dedicado a consultas nesses Estados do Leste. Outra primária acontecerá no Distrito de Columbia (DC, cidade de Washington), mas a capital possui um papel menor em termos de delegados.

Na Virgínia estão em jogo 83 delegados democratas e na vizinha Maryland, 70. A capital dos Estados Unidos conta apenas com 15 delegados.

- A luta está tão apertada que cada voz contará, e cada delegado representará um grande objetivo - afirma emocionada Sheila McKee, de 35 anos, que confessa que ainda não se decidiu entre Hillary e Obama.

- Obama é impressionante mas não sei quem tem maior chance de vencer o favorito republicano (John McCain), se um candidato masculino representativo de uma minoria ou uma mulher - explica à AFP essa moradora do condado de Montgomery (Maryland).

Em Maryland, as votações são abertas apenas para os eleitores filiados a um partido.

- É uma votação com muita coisa em jogo e vou participar, o que não faço sempre. Hillary Clinton tem possibilidades de vencer na Virgínia mas não em Maryland nem na capital, onde há uma forte comunidade negra e pessoas que se deram bem na vida - acredita Bruce Wisman, habitante de Arlington, na Virgínia.

- A Virgínia e Maryland serão os próximos campos de batalha das primárias democratas e os eleitores podem decidir no dia da eleição em que primária (democrata ou republicana) vão participar; isso provoca muito suspense - explica esse advogado de 39 anos.

Obama e Clinton irão participar de encontros democratas no sábado em Richmond, capital da Virgínia. O jovem senador por Illinois deverá permanecer no Estado no domingo e na segunda.