Rice e ministro britânico visitam tropas no Afeganistão

Agência EFE

CABUL - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Exteriores britânico, David Miliband, visitaram hoje as tropas internacionais na província de Kandahar, no Sul do Afeganistão, informou a Força de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) em comunicado.

Eles chegaram hoje ao país em uma visita surpresa para conhecer no terreno a situação do contingente internacional posicionado no Afeganistão, sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e para se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai.

- Há poucos anos as pessoas falavam do Afeganistão como um Estado fracassado e um paraíso seguro para os terroristas. Mas vocês ajudaram a reverter a situação - disse Rice em discurso aos militares, segundo o comunicado.

A chefe da diplomacia americana acrescentou que graças ao esforço das tropas internacionais, o Afeganistão tem a oportunidade de "um novo começo, para se transformar em um Estado funcional moderno".

Ela acrescentou ainda que o povo do Afeganistão é "forte e decente" e assegurou que estava impressionada com "sua capacidade e seu desejo de viver uma vida melhor. Estamos aqui para dar-lhes essa oportunidade".

Durante a visita, Rice e Miliband se reuniram com o chefe do Comando Regional Meridional da Isaf, Marc Lessard, que informou aos titulares de Exteriores de ambos os países da segurança no sul do Afeganistão.

Rice e Miliband viajaram juntos ao país procedentes de Londres, onde a chefe da diplomacia dos Estados Unidos se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.