ASSINE
search button

Obama amplia vantagem sobre Hillary na Califórnia

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - O pré-candidato Barack Obama, do Partido Democrata, ampliou sua vantagem sobre Hillary Clinton para as prévias da Califórnia e do Missouri um dia antes das votações da superterça em 24 Estados americanos, mostrou uma pesquisa Reuters/C-Span/Zogby divulgada nesta segunda-feira.

Na disputa pela vaga do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro, o senador John McCain confirmou sua liderança de dois dígitos sobre Mitt Romney em Nova York e em New Jersey, mas Romney aumentou sua vantagem na Califórnia, o colégio eleitoral mais importante a votar na superterça.

Obama e Hillary aparecem empatados em New Jersey, e Obama mantém uma vantagem de dois dígitos sobre a pré-candidata na Geórgia.

O pré-candidato democrata, senador pelo Estado de Illinois, e Hillary, senadora pelo Estado de Nova York, travam uma dura batalha pela vaga de seu partido, tentando conquistar eleitores de costa a costa após terem vencido, cada um, duas das quatro principais prévias realizadas até agora.

Romney, ex-governador de Massachusetts, lidera a disputa na Califórnia com 40 por cento das intenções de voto, contra 32 por cento para McCain a pesquisa feita naquele Estado possui uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Uma vitória na Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, ajudaria Romney a brecar a tendência de crescimento de McCain na disputa travada dentro do Partido Republicano.

McCain venceu os dois últimos pleitos, na Carolina do Sul e na Flórida, em meio a uma disputa acirrada e apesar das críticas feitas por alguns conservadores sobre declarações anteriores dele a respeito dos impostos, da imigração e do custeio de campanhas eleitorais.

No Missouri, McCain aparece em primeiro lugar, com 35 por cento das intenções de voto, contra 27 por cento para o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee. Romney ficou em terceiro lugar, com 24 por cento. Essa pesquisa possui uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais.