ASSINE
search button

Para Blair, acordo entre palestinos e israelenses ainda sai este ano

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - Tony Blair, enviado especial do Quarteto de Madri - integrado por Estados Unidos, União Européia (UE), ONU e Rússia - para o Oriente Médio, disse confiar no alcance de um acordo de paz entre israelenses e palestinos ainda este ano, segundo uma entrevista publicada hoje pelo jornal inglês "The Times".

- Não há nada mais importante para a paz mundial do que resolver este assunto - destaca o ex-primeiro-ministro do Reino Unido à publicação.

Segundo Blair, resolver o conflito "daria um enorme impulso às forças moderadas" em uma região "em transição".

O ex-chefe de Governo britânico também diz que um eventual acordo entre as partes "pode definitivamente ser alcançado este ano".

Para ele, a resolução do conflito "seria um ato muito simbólico, não só entre Israel e Palestina, mas entre o Islã e o Ocidente e entre as pessoas de religiões diferentes".

Blair declara ainda que confia em que seu aliado de longa data, o presidente americano, George W. Bush, fará sua parte para conseguir a paz na região este ano, o último de seu mandato como chefe de Estado dos EUA.

- O compromisso dos EUA com esse assunto mudou de forma significativa, tanto em qualidade quanto em quantidade, durante os dois últimos meses. Não há dúvida quanto a isso - disse o britânico.

Tony Blair viajará para o Oriente Médio na semana que vem, quando ajudará a encontrar uma solução para o problema na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, território palestino que vive uma crise humanitária provocada pelo bloqueio de Israel.