ASSINE
search button

ONU tira funcionários do Chade

Compartilhar

Agência EFE

GENEBRA - A ONU decidiu neste sábado evacuar todos os seus funcionários que trabalham na capital do Chade, N'Djamena, após a escalada de violência ocorrida nas últimas horas no país. A medida foi confirmada à Agência Efe em Genebra pelo porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), William Spindler, segundo quem esta foi uma decisão conjunta dos comissários de todas as agências da ONU que trabalham no Chade.

Segundo Spindler, na última sexta-feira, 51 funcionários das Nações Unidas já tinham sido transferidos em virtude da percepção de que 'a situação estava ficando muito difícil e não iria melhorar em breve'.

- A situação na capital, N'Djamena, é muito complicada. Foi confirmado na manhã de hoje que há confrontos no centro da cidade - acrescentou o porta-voz da ONU.

Atualmente, apenas oito funcionários do Acnur permanecem em N'Djamena, os quais serão evacuados nas próximas horas. Ao todo, 215 funcionários da entidade de assistência a refugiados trabalham no Chade, sendo que 84 deles são estrangeiros. Entretanto, a grande maioria não será evacuada porque trabalha nos campos de refugiados do leste do país, 'onde a situação continua calma', explicou Splindler.

O porta-voz não soube dizer ao certo o número total de funcionários da ONU que trabalham no Chade.