REUTERS
MOSCOU - A Rússia concedeu asilo à viúva e ao filho do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic, afirmou nesta sexta-feira a agência de notícias Itar-Tass.
Conhecida figura política e assessora próxima do marido, Mirjana Markovic deixou a Sérvia em 2003, quando foi acusada de abuso de poder ao conceder um apartamento estatal a uma empregada da família.
Marko Milosevic fugiu da Sérvia quando seu pai foi afastado por reformistas, em outubro de 2000. Acredita-se que eles tenham ido para a Rússia.
A Tass citou uma fonte não-identificada do governo russo segundo a qual os dois receberam asilo no país depois de os seus passaportes terem expirado. A agência não especificou quando isso aconteceu.
Mãe e filho já foram objeto de várias investigações na Sérvia, incluindo sobre alegações de que comandaram uma rede de contrabando de cigarros enquanto o país viva sob sanções internacionais nos anos 90.
Milosevic morreu em março de 2006 quando estava detido em Haia, poucos meses antes de um tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) chegar a um veredicto sobre seu papel nas guerras da Croácia, Bósnia e Kosovo, nos anos 90.