Agência EFE
CAIRO - O presidente egípcio, Hosni Mubarak, recebeu nesta quarta-feira o presidente do Parlamento iraniano, Gholam Ali Haddad Adel, no primeiro encontro de alto nível realizado entre os dois países em mais de duas décadas.
O alto cargo iraniano chegou na terça-feira ao Cairo com uma delegação que participará da reunião bienal interparlamentar da Organização da Conferência Islâmica, programada para hoje à tarde.
A visita ao Cairo de Haddad Adel e sua reunião com Mubarak são considerados um passo significativo rumo à normalização das relações diplomáticas entre o Egito e o Irã, praticamente congeladas nos últimos 29 anos.
O Irã rompeu formalmente as relações com o Egito em 1979, quando o então presidente egípcio, Anwar el-Sadat, assinou o tratado de paz de Camp David com Israel e ofereceu refúgio ao Xá da Pérsia, expulso do poder no mesmo ano pelo regime de Teerã.
Em reunião com representantes de um centro islâmico de diálogo entre sunitas e xiitas na terça-feira, o representante iraniano acusou Israel de adotar uma estratégia contra o Islã depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e de estimular divergências entre os países islâmicos.