Agência EFE
TÓQUIO - Toru Hashimoto,de 38 anos, um popular personagem nos debates da televisão japonesa, será o governador mais jovem do país, informam nesta segunda-feira veículos de comunicação japoneses.
Hashimoto, um independente apoiado pelo governamental Partido Liberal-Democrata (LDP), era o candidato mais jovem às eleições realizadas no domingo, nas quais venceu por mais de 830 mil votos de diferença em relação ao opositor Sadatoshi Kumagai, de 63 anos.
Segundo o jornal japonês 'The Daily Yomiuri', o político teria conquistado quase um milhão de votos graças às suas constantes aparições na televisão, algumas delas bastante polêmicas.
Nos debates, Hashimoto se disse favorável a um Japão com armas nucleares, o que é atualmente proibido pela Constituição, e incentivou os japoneses a contratar os serviços das prostitutas chinesas para ajudar o desenvolvimento da China.
"Tenho apenas 38 anos, mas com minha energia e minha força quero reconstruir Osaka a partir do zero', afirmou Hashimoto após saber da vitória nas eleições, nas quais foi majoritariamente respaldado pelos jovens.
Nas eleições deste domingo ao governo de Osaka o número de eleitores chegou a 48,95%, 8,46% a mais que no pleito de 2004.