Chávez masca em discurso folha de coca entregue por Morales

REUTERS

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, trocou o café por um outro estimulante durante um discurso neste sábado -- ele colocou uma folha de coca na boca e a mascou enquanto defendia o uso da planta.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, um defensor dos indígenas plantadores de coca na nação dos Andes, levou algumas folhas de coca para Chávez durante sua estada em Caracas para uma cúpula de líderes latino-americanos aliados do presidente venezuelano.

- Eu sabia que você não ia me desapontar, meu amigo. Eu não tinha mais (folhas) - disse Chávez ao receber as folhas de Morales durante a cúpula, transmitida pela TV. Ele partiu uma folha ao meio e a mascou, recebendo aplausos.

- O capitalismo e as máfias internacionais a converteram em cocaína, mas coca não é cocaína - disse Chávez.

Esta semana líderes oposicionistas disseram que o esquerdista Chávez, famoso por falar por horas a fio, deveria se submeter a um exame antidoping, depois de ter dito a parlamentares que masca coca para manter sua energia elevada.

O líder anti-Estados Unidos disse este mês que todas as manhãs masca 'pasta de coca', uma substância altamente viciante, feita de folhas de coca, que serve como base para a cocaína e às vezes é fumada (e não mascada) por dependentes de drogas.

Há séculos grupos indígenas na Cordilheira dos Andes mascam folhas de coca para aumentar a energia e contornar a fome.

Antes de se eleger presidente em 2005, Morales ajudou a organizar os camponeses plantadores de coca da Bolívia e se opôs amplamente aos esforços dos EUA para erradicar as plantações.

Na semana passada, o líder antidrogas dos EUA acusou Chávez de transformar a Venezuela em paraíso para as drogas traficadas da vizinha Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína.

Chávez disse que a acusação era uma campanha de difamação politicamente motivada contra ele.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais