Britânicos consideram bom pertencer a UE e vêem EUA como melhor amigo

Agência EFE

LONDRES - A maioria dos britânicos considera positivo o fato de pertencer à União Européia (UE) e acredita que o Reino Unido tem uma relação mais próxima com os Estados Unidos do que com líderes do próprio bloco, revelou uma pesquisa divulgada neste sábado.

Elaborado pelo instituto ICM para o jornal 'The Guardian', o estudo revela que 58% dos entrevistados consideram bom o fato de o Reino Unido ser membro da UE, enquanto 35% não estão satisfeitos com isso.

Desde 2001, quando o ICM realizou a mesma pesquisa, o número de pessoas que apóiam a pertinência à UE cresceu onze pontos. Por outro lado, a porcentagem de pessoas que não concordam em fazer parte do bloco aumentou, o que sugere que os pontos de vista se radicalizaram nos dois lados.

Ao serem perguntados sobre quem mantém uma relação mais próxima com o Reino Unido, EUA ou UE, 64% dos entrevistados acreditam que são os americanos, enquanto 29% acham que são os líderes europeus.

Metade das pessoas que participaram da pesquisa acredita que o novo Tratado de Reforma da UE não trará qualquer diferença real, 28% acha que terá um efeito negativo e 10% consideram positivo.

A pesquisa, realizada antes da renúncia de Peter Hain do cargo de ministro de Emprego esta semana devido a um caso de doações irregulares, revela que o apoio aos trabalhistas aumentou um ponto percentual desde dezembro, mas os conservadores permanecem em vantagem nas pesquisas.

Se eleições fossem realizadas agora, 37% dos entrevistados votariam no Partido Conservador, principal da oposição, e 35% optariam pela legenda do primeiro-ministro Gordon Brown.

Os liberal-democratas subiram dois pontos nas pesquisas de intenções de voto, para 20% do apoio.

Para fazer a pesquisa, o ICM entrevistou 1.009 cidadãos por telefone entre 18 e 20 de janeiro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais