Jornal The New York Times dá apoio a Hillary e McCain

REUTERS

WASHINGTON - O jornal The New York Times manifestou na quinta-feira apoio às candidaturas presidenciais da democrata Hillary Clinton e do republicano John McCain.

O influente conselho editorial do jornal disse que Hillary leva vantagem sobre seu principal rival, Barack Obama, por causa da experiência, já que são praticamente iguais a respeito dos principais temas.

- Ouvindo-a falar da Presidência, das suas políticas e das respostas para os grandes problemas da América, ficamos enormemente impressionados pela profundidade do seu conhecimento, pela força do seu intelecto e pela amplitude, sim, da sua experiência - disse o jornal.

Como senadora, acrescentou o jornal, Hillary mergulhou em questões de segurança nacional e conquistou o respeito de líderes mundiais e de muitos militares norte-americanos, e por isso seria uma comandante-chefe forte.

O Times sugere que Hillary mude o tom da sua campanha, em que há violentas agressões entre ela e Obama.

Ao dar apoio a McCain, o conselho editorial do Times afirmou haver fortes discordâncias com todos os republicanos que concorrem à Casa Branca, mas que entre eles o senador é uma escolha fácil.

- É o único republicano que promete acabar com o estilo George Bush de governar ... Com um histórico de trabalhar com ambos os lados para desenvolver legislações bipartidárias sensatas, ele ofereceria uma escolha a uma gama mais ampla de norte-americanos do que o resto do campo republicano - disse o jornal.

Segundo o Times, McCain tem caráter para manter seus princípios, defendeu desde o cedo o combate ao aquecimento global e foi um dos primeiros republicanos importantes a dizerem que a guerra do Iraque ia mal.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais