ASSINE
search button

Clara Rojas revela que tentou fugir das Farc junto com Betancourt

Compartilhar

Agência AFP

CARACAS - A ex-refém colombiana Clara Rojas, libertada quinta-feira pela guerrilha das Farc, revelou nesta sexta-feira que tentou fugir de seu cativeiro junto com a franco-colombiana Ingrid Betancourt, mas que as duas se perderam na selva.

- Planejamos a fuga, e aproveitamos a primeira oportunidade que tivemos para escapar - relatou Clara Rojas em entrevista à rádio colombiana La W.

- Não conseguimos ir muito longe porque fugimos de noite e nos perdemos - acrescentou.

Clara Rojas foi libertada quinta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) junto com a ex-parlamentar Consuelo González depois de passar seis anos em cativeiro. Ela havia sido seqüestrada junto com a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt em fevereiro de 2002.

Ela contou que para amedrontar os reféns e fazê-los desistir da idéia de fugir, os guerrilheiros mostravam nos acampamentos os animais com os quais se deparariam na selva.

- Eles nos assustavam com tarântulas e cobras, e nos contavam histórias de pessoas que tinham se perdido na selva - declarou.

Clara Rojas revelou que mesmo assim, vários reféns das Farc tentaram fugir. Quando recapturados, os reféns eram castigados pelos guerrilheiros, que os acorrentavam.

- Os que tentavam fugir ficavam acorrentados durante 15 dias seguidos, e depois só na hora de dormir - relatou.